O evento VIVA LÍNGUA VIVA é ao mesmo tempo uma afirmação da diversidade e da importância da vitalidade das línguas e um chamado engajado e envolvente em prol da conscientização e da ação diante desse imenso desafio de luta pela diversidade linguística e cultural no planeta.

A primeira edição do Seminário Internacional Viva Língua Viva (VLV) foi idealizado por membros do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ, pesquisadores com experiência consolidada tanto na documentação quanto na revitalização de línguas indígenas e minoritárias e aconteceu em novembro de 2019, na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e no Museu Nacional (MN).

Devido à relevância da temática para a área dos estudos linguísticos, já em sua primeira versão, o Viva Língua Viva foi acolhido pela Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e foi incorporado à agenda de eventos regulares da ABRALIN, com previsão de realização periódica a cada dois anos. Devido à Pandemia COVID 19, a 2ª edição do evento prevista para 2021 não foi realizada, sendo transferida para 2022.